quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Qual é o desafio de usar a tecnologia em sala de aula?

Muitos professores encaram a tecnologia como um grande obstáculo. Alguns decidem desvendar os problemas e encontrar soluções ao invés de fechar os olhos para esta ferramenta que pode ser muito estimulante para os alunos e para os próprios professores. 
O que acontece quando os professores não estão preparados para trabalharem com a TECNOLOGIA EM SALA DE AULA?

Antes de declarar que você não pode ou não consegue trabalhar com a tecnologia, Descubra como essa ferramenta pode e deve nos auxiliar na descoberta de como deixar a sala de aula mais atraente.

Algumas sugestões de como você pode usar a Internet para enriquecer suas aulas:

  1. buscar textos e reportagens interessantes e atuais e sobre quaisquer assuntos
  2. trocar idéias com outros professores
  3. encontrar atividades diferentes, exercícios com gabaritos e exemplos de atividades
  4. assistir e "baixar" vídeos diversos para suas aulas


Dicas da Revista Nova Escola - Nove dicas para usar bem a tecnologia

O INÍCIO  Se você quer utilizar a tecnologia em sala, comece investigando o potencial das ferramentas digitais. Uma boa estratégia é apoiar-se nas experiências bem-sucedidas de colegas.

O CURRÍCULO  No planejamento anual, avalie quais conteúdos são mais bem abordados com a tecnologia e quais novas aprendizagens, necessárias ao mundo de hoje, podem ser inseridas.

O FUNDAMENTAL  Familiarize-se com o básico do computador e da internet. Conhecer processadores de texto, correio eletrônico e mecanismo de busca faz parte do cardápio mínimo.

O ESPECÍFICO  Antes de iniciar a atividade em sala, certifique-se de que você compreende as funções elementares dos aparelhos e aplicativos que pretende usar na aula.

A AMPLIAÇÃO  Para avançar no uso pedagógico das TICs, cursos como os oferecidos pelo Proinfo (programa de inclusão digital do MEC) são boas opções.

O AUTODIDATISMO  A internet também ajuda na aquisição de conhecimentos técnicos. Procure os tutoriais, textos que explicam passo a passo o funcionamento de programas e recursos.

A RESPONSABILIDADE
  Ajude a turma a refletir sobre o conteúdo de blogs e fotologs. Debata qual o nível de exposição adequado, lembrando que cada um é responsável por aquilo que publica.

A SEGURANÇA  Discutir precauções no uso da internet é essencial, sobretudo na comunicação online. Leve para a classe textos que orientem a turma para uma navegação segura.   


A PARCERIA  Em caso de dúvidas sobre a tecnologia, vale recorrer aos próprios alunos. A parceria não é sinal de fraqueza: dominando o saber em sua área, você seguirá respeitado pela turma.

Fontes: Adriano Canabarro Teixeira, especialista de Educação e tecnologia da UFRGS, Maria de Los Dolores Jimenez Peña, professora de Novas Tecnologias Aplicadas à Educação Da Universidade Mackenzie, e Roberta Bento, diretora da Planeta Educação.





Porque a sala de aula é Chata?

Adicionar legenda
Durante o curso de Pós Graduação, assisti uma palestra muito interessante sobre a INTERATIVIDADE NA SALA DE AULA, com Marco Silva e ele fez essa pergunta pra todos: Porque a sala de aula é Chata? 


Depois de algumas reflexões, debatemos e foi muito interessante.

Qual é sua opinião?

Acesse o site!

http://www.saladeaulainterativa.pro.br/

Sejam Bem Vindos

"A humanidade não se divide em heróis e tiranos. As suas paixões, boas e más, foram-lhe dadas pela sociedade, não pela natureza." 
Charles Chaplin