quarta-feira, 29 de setembro de 2010



"A Matemática é o alfabeto com o qual 
Deus escreveu o universo"
Galileo Galilei



Galileo Galilei


Texto retirado da Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

"Há muito tempo busca-se um consenso quanto à definição do que é a matemática. No entanto, nas últimas décadas do século XX tomou forma uma definição que tem ampla aceitação entre os matemáticos: matemática é a ciência das regularidades (padrões).

Segundo esta definição, o trabalho do matemático consiste em examinar padrões abstratos, tanto reais como imaginários, visuais ou mentais. Ou seja, os matemáticos procuram regularidades nos números, no espaço, na ciência e na imaginação e as teorias matemáticas tentam explicar as relações entre elas.


A matemática (do grego μάθημα, transl. máthēma, "ciência"/"conhecimento"/"aprendizagem"; eμαθηματικός, transl. mathēmatikós, "apreciador do conhecimento") é a ciência do raciocínio lógico eabstrato. 
Ela envolve uma permanente procura da verdade. 
É rigorosa e precisa.

Embora muitas teorias descobertas há longos anos ainda hoje se mantenham válidas e úteis, a matemática continua permanentemente a modificar-se e a desenvolver-se.

Uma outra definição seria que é a investigação de estruturas abstratas definidas axiomaticamente, usando a lógica formal como estrutura comum.


As estruturas específicas geralmente têm sua origem nasciências naturais, mais comumente na física, mas os matemáticos também definem e investigam estruturas por razões puramente internas à matemática (matemática pura), por exemplo, ao perceberem que as estruturas fornecem uma generalização unificante de vários subcampos ou uma ferramenta útil em cálculos comuns."

A Matemática e a Música

  
É muito interessante a relação que a música tem com a Matemática e vice-versa.  Conheço muitos músicos que tem facilidades com pensamentos matemáticos, porém, não conheço muitos matemáticos que são músicos ou simplesmente gostam ou “arranham” algum instrumento. Mas isso parece que é relativo: tocar ou não um instrumento musical e ser matemático!

Acredito que quem gosta de música pode ter facilidade com o uso da matemática e que talvez, quem trabalha com números pode não ter contato direto com a música. Cantar, dançar e tocar um instrumento pode ajudar (e muito) a compreender a Aritmética.

Se observarmos os amantes da música, podemos encontrar algumas relações entre Música e a Matemática.

Por exemplo:


Para ler música é preciso conhecer as notas musicais, o tempo (a duração das notas quando são cantadas/tocadas) e o compasso “(...) compasso é a forma de dividir em grupos os sons de uma composição musical. Muitos estilos musicais tradicionais já presumem um determinado compasso, a valsa, por exemplo, tem o compasso 3/4 e o rock tipicamente usa os compassos 4/4,12/8 ou 3/4.(...)” Wikipédia.

http://www.sindromededown.com.br/toque.htm

Olha a Matemática aê!!!!!






Online music gmaes