Dicas de Saúde com os Pés
Pesquisadores mostraram que o CALÇADO IDEAL deve possuir:
- Suporte com a propriedade de reduzir a fadiga na panturrilha e dispersar a pressão no arco plantar (curva da sola do pé);
- Solado com espessura de 1,5 cm na anterior do pé para diminuir o desconforto lombar, causado pela pressão no local e a força vertical;
- Revestimento externo em materiais amolecido ou no material do solado (por exemplo, de poliuretano) para aumentar o conforto.
O principal problema dos pés na sociedade em que vivemos é que o sapato perfeito – fabricado em série – não existe! Na realidade, ninguém se deveria escolher um calçado em função da estética, da moda ou do custo dos sapatos, mas sim, em função do conforto dos pés.
O uso de um calçado inadequado e as deficiências posturais ao andar pode alterar a estrutura fisiológica óssea do pé. Os problemas mais comuns dos pés devem-se ao excesso de pressão nos mesmos, devido ao peso do corpo, à prática desportiva ou à escolha de sapatos demasiado moles ou demasiado duros.
O pé, assim como o resto do corpo transpira suor. Um bom calçado que esta área seja arejada evitando aparecimento de fungos que origina o famoso odor nos pés.
Na hora de escolher o sapato de trabalho, a simples observação ao clima, o seu peso e a forma do seu pé – que se altera ao fim do dia – ajuda no alívio de um dia de trabalho pode evitar bolhas, calos, esporão calcâneo, desconforto e dores articulares ao caminhar, sobretudo nos pés e joelhos e até uma inflamação na sola do pé, ajudando assim a manter o foco e o rendimento nas atividades do profissionais e principalmente, a saúde de seus pés.
Escolhendo O sapato ideal!
Preste atenção ao seguinte:
Pra quem tem PISADA SUPINADA, ou seja, pés cavos (maior peso ao lado externo do pé):
- Deve dar preferência a calçados macios em toda sua extensão, principalmente na parte lateral do calcanhar;
Mas se você tem PISADA PRONADA, ou seja, pés chatos (o peso do corpo está concentrado na parte lateral-interna):
- O ideal é que o sapato tenha reforço na parte interna do calcanhar;
Um sapato IDEAL deve ser de material macio, ter bico amplo, flexibilidade na sola e salto em torno de três centímetros.
É importante frisar que o calçado não fique apertado demais, comprimindo o pé; folgado demais na frente, no peito dos pés, atrás e dos lados, deixando uma folga maior do que a necessária para os dedos ou deixando o pé solto, sem firmeza.
Calçados com amortecedores ajudam a absorver o impacto do peso do corpo em movimento sobre os pés, aliviando a carga que as articulações dos pés e dos joelhos recebem. Sapatos de solado plano, o peso do corpo fica distribuído de maneira mais uniforme pela extensão dos pés. Com o salto alto, a pressão vai toda para o hállux, nome científico para o dedo grande do pé.